sábado, 11 de fevereiro de 2012

Kombis de todos os tipos e épocas

Reunião em SP marca 54 anos da perua no Brasil e fãs revelam gostos diferentes
Você pode tentar, mas dificilmente irá lembrar de outro modelo quando o assunto é perua. Nenhuma outra é tão famosa no Brasil como a boa e velha Volkswagen Kombi. O modelo chega aos 54 anos de vendas no país em agosto e a data comemorativa foi festejada com o 3º Encontro de Kombis de São Paulo. Cerca de 30 unidades da perua estiveram no encontro, da década de 50 até os tempos de hoje. Vale destacar a presença de uma unidade de 2007, nas cores vermelha e branca. Trata-se de uma série limitada de 50 anos da perua, com direito a nota fiscal de fábrica. Outro modelo da década de 70, em forma de ambulância também chamou atenção pelo excelente estado de conservação. Que tal uma mini Kombi? Uma versão de chassi encurtado chamou atenção pelo tamanho inferior ao de um hatch popular.
O clima de descontração tomou o lugar e até mesmo a praça de alimentação era formada por uma Kombi de lanches da Pompéia, bairro da Zona Oeste de São Paulo. Membros do clube Brazilian Folks e Hot Volks também exibiram algumas unidades muito bem cuidadas do Fusca, modelo que compartilha muitas peças com a Kombi.
Três Kombis e concepções diferentes Famosa pelo trabalho, muitas Kombis são utilizadas hoje em dia apenas para um passeio. O encontro ficou marcado pelas propostas diferentes de utilizar a perua. O piloto de helicóptero Claudio Finatti, de Barueri (SP), resolveu manter original a sua raríssima Kombi diesel de 1984. “Fui piloto da VW por mais de 20 anos e tirei esse modelo picape zero quilômetro. É o meu xodó”, conta orgulhoso.
O estado da picape de cabine dupla realmente impressiona, sobretudo pelo fato de ligar na primeira batida de chave, além da excelente pintura original de fábrica. “Uso muito para viajar com minha mulher para o interior de São Paulo. Mas acho que chegou a hora de me desfazer dela”, afirma Finatti. Segundo ele, a venda será com dor no coração. Indagado se prefere dar uma volta na perua ou voar pelos céus da capital paulista, Finatti para, respira fundo e responde: “Não me faça uma pergunta difícil como essa”.
A Kombi mais baixa do Brasil pertence a Alexandre Caretta, proprietário de oficina especializada em antigos da Volkswagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário