sábado, 11 de fevereiro de 2012

VI ABC Old Car & Parts – Antigos no Campus Dias 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2012

Instituto Mauá de Tecnologia - Praça Mauá, 01 - São Caetano do Sul HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, CONFRATERIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL O Grande ABC e o Automóvel - Com mais de 60 anos envolvido com o setor automotivo, o Grande ABC ainda é o mais expressivo pólo produtor de veículos da América do Sul. Todo o Brasil reconhece a região como o “berço do automóvel no País”. Ao longo desses anos, essa vocação pelos veículos esteve restrita às linhas de montagem, uma vez que a região nunca explorou um de seus maiores legados: seu imenso conteúdo histórico industrial.
Com a criação do ABC Old Car & Parts - Encontro de Automóveis Antigos e Especiais de São Caetano do Sul, em 2007, que um ano depois ganhou a adesão do Instituto Mauá de Tecnologia, essa história tomou outro rumo. Com a realização do ABC OLD Car & Parts no Campus do IMT de São Caetano, surgiu outra proposta além da manutenção da história: a da difusão cultural e educacional. Isso porque o Instituto Mauá de Tecnologia possui vocação acadêmica intimamente ligada aos automóveis através dos cursos dedicados ao setor.
A proposta de formato para a exposição é o de uma espécie de Salão do Automóvel Antigo, onde as empresas do setor possam expor seus produtos e sua história. Por essa razão sempre elegemos um tema central. Os 50 anos da chegada da indústria à região inaugurou também o início da exposição, ainda no parque Chico Mendes.
Os 100 Anos do Ford T também recebeu atenção especial assim como os 50 anos do Fusca no Brasil. Os 100 Anos da Alfa Romeo foi a homenagem de 2010. Com isso, o ABC OLD Car é, portanto, uma exposição que prioriza a história e cria mecanismos para transmiti-la ao visitante. A história das competições no Brasil foi o tema da ultima edição.
Edição de 2012 – Um dos diferenciais do ABC Old Car – Antigos no Campus em relação às demais grandes exposições realizadas pelo País, esta na eleição de um tema central. Para a 6ª Edição, que se realiza entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2012, será "O Centenário da Imigração Italiana”. A chegada dos Italianos no Brasil e em especial em São Caetano do Sul, a cidade mais italiana do Grande ABC, trouxe novas costumes e fortaleceu o sentimento dos brasileiros com relação aos automóveis.
Palestras – Outra característica que nasceu com ABC Old Car – Antigos no Campus, foi a realização de palestras sobre diferentes temas relacionados aos automóveis e sua história. Essa forma de transferir conhecimento tronou-se em uma marca registrada da exposição e que também acabou sendo acolhida por outros eventos dado a riqueza do seu caráter. É uma maneira de os grandes colecionadores e pesquisadores da história da indústria do automóvel no Brasil transferirem seus conhecimentos a novos discípulos.
As palestras são realizadas em um dos Auditórios da Biblioteca do IMT, com toda comodidade possível além dos diferentes recursos de multimídia. Já ministraram palestras nesses seis anos do evento personalidades como Bird Clemente, Og Pozzoli, Roberto Nasser, Bob Sharp, Ronaldo Nazar, os Professores Ari Rocha e Carlos Castilho, o mestre dos designers brasileiros Anísio Campos e o jornalista e escritor José Luis Vieira, dono de uma das maiores obras brasileiros sobre a história do automóvel. Os palestrantes da 6ª edição serão anunciados oportunamente. Praça do Comércio - A Feira de Peças e a Praça de Comércio de Automóveis Antigos estão entre os serviços disponibilizados na exposição e que fazem grande sucesso dado a quantidade de negócios que são realizados. Várias empresas de São Paulo e de outras regiões do País aproveitam a oportunidade para expor e comercializar diferentes modelos para atender as pessoas que buscam nos automóveis antigos uma forma de resgatar sua história de vida. O mercado de peças e de serviços relacionados também tem ampla área de exposição. A Garagem Hot Rod é outro endereço dentro do evento mais tradicional do Grande ABC, que tem na construção de veículos fora-de-série uma larga e forte tradição. Várias empresas da região e da grande São Paulo, além de colecionadores, estarão mostrando suas construções. Pela grandeza e excelente estrutura do Campus, a exposição amplia seu espaço para as motocicletas antigas podendo ser nos próximos anos um grande acontecimento também entre as duas rodas. Estrutura – O Campus do Instituo Mauá de Tecnologia, além da excelente localização (veja o site em Como Chegar), oferece uma estrutura ampla para quem expõe ou visita a exposição. Banheiros, restaurantes, lanchonetes, telefones, caixas eletrônicos, e segurança monitorada por circuito de TV e profissionais qualificados fazem parte do pacote de recepção aos expositores e visitantes. E para os visitantes que desejarem usufruir do estacionamento interno do Campus é solicitado uma colaboração de R$ 15,00 pelo período em que estiver na exposição. Ação Social – Desde a primeira edição o ABC Old Car - Antigos no Campus realiza uma ação social em prol dos assistidos pela Diocese de Santo André, órgão da Igreja que mantém várias casas beneficentes em todo Grande ABC. Nesses anos todos os colaboradores da Diocese recolheram mais de oito toneladas de alimentos doados pelos expositores e público, que paga o ingresso de dois quilos (2 kg) de alimentos para visitar a exposição. VENHAM E SE DEIXEM ENVOLVER PELA MAGIA DOS VEÍCULOS ANTIGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário