terça-feira, 5 de junho de 2012

VW FOX BLUEMOTION

TESTAMOS: VERSÃO "VERDE" É 14% MAIS ECONÔMICA NA CIDADE E 22% NA ESTRADA A principal novidade da linhaVW 2013, apresentada este mês, é a versão ambientalmente correta do Fox, batizada de Fox Blue-Motion. Assim como fez com Polo, em 2009, e Gol, em 2010, a VW desenvolveu uma versão especial do Fox, dotada de tecnologias voltadas para redução do consumo e das emissões de poluentes. Segundo a VW, o Fox BlueMotion é cerca de 13% mais econômico que um 1.6 comum, em um ciclo cidade-estrada, conforme norma NBR 7024. De acordo com os números da fábrica, enquanto um Fox 1.6 Flex faz 14,3 km/l, o Blue- Motion consegue a média de 16,1 km/l. Sempre com etanol. Esse rendimento, porém, depende de vários fatores relacionados às condições de uso e ao modo de dirigir e pode ser menor ou maior, conforme os engenheiros da fábrica. Na apresentação do carro, a VW organizou um test-drive comparativo, predominantemente rodoviário, em que os BlueMotion alcançaram 25% de eco- nomia em relação a veículos convencionais, que percorreram o mesmo circuito. Apesar de termos participado da avaliação, decidimos fazer um tira-teima seguindo nossa metodologia de teste. E os resultados foram igualmente animadores. Testamos dois veículos, um Fox 1.6 Flex e um BlueMotion 1.6, ambos 2013, em versões de quatro portas completas e com equipamentos como sistema de som e ar-condicionado, para nivelar o peso das unidades. O modelo 1.6 Flex fez as médias de 7,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. E o BlueMotion obteve respectivamente 8,7 e 12,7 km/l, o que significou uma economia de 14% no ciclo urbano e de 22% no rodoviário. A melhor notícia é que essa redução no consumo não comprometeu o desempenho. Nas provas de 0 a 100 km/h, os dois fizeram o mesmo tempo: 11,6 segundos. No uso diário, o motorista pode notar diferença nas respostas entre os carros, se tiver a oportunidade de dirigir um após o outro. Mas, salvo essa condição, o Fox BlueMotion pede muito pouco sacrifício por parte do condutor, na hora de acelerar. Para tornar o Fox 1.6 mais econômico, aVW aperfeiçoou a aerodinâmica do Fox em duas frentes. A primeira providência foi instalar uma grade dianteira mais fechada, o que demandou a troca do radiador, além de um novo projeto de fluxo de ar dentro do capô. A segunda foi adotar calotas desenhadas para diminuir a turbulência de ar nas rodas. Essas mudanças reduziram o coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,35 para 0,33. Não houve desenvolvimento para reduzir o peso. Outra estratégia foi a melhoria da rodagem. A VW adotou pneus "verdes", fabricados com composto especial (sílica) para diminuir a resistência ao rolamento, o que influencia no consumo. Como sua estrutura é mais firme, esses pneus rodam com pressões maiores (na dianteira, foi de 29 para 36 psi e, na traseira, de 28 para 34), a fábrica diz que a suspensão foi recalibrada de modo a deixar o carro com o mesmo nível de conforto original, "sem comprometer a dirigibilidade". Pensando no uso urbano, uma vez que aerodinâmica e pneus com sílica só fazem diferença em velocidade elevada, a engenharia reprogramou a central eletrônica e modificou a relação final da transmissão, que foi alongada para o motor trabalhar em regimes mais baixos. Para completar, no painel um mostrador informa o consumo instantâneo e indica o momento mais apropriado para as trocas de marcha - útil para uma condução mais eficiente. O BlueMotion é 3% mais caro que o Fox 1.6. Na versão quatro-portas, custa 38300 reais, enquanto o 1.6 sai por 37 060 reais. Financeiramente, em razão da redução do gasto com combustível, essa diferença seria recuperada em dois anos (nascontasdaVW,rodando30000 km/ano em ciclo misto). É interessante somente para quem pretende ficar com o carro por um período maior que esse. Mas, sob o ponto de vista ambiental, o investimento é vantajoso, uma vez que, consumindo menos, o carro produz quantidade menor de poluentes.

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